Esquema de doses
– Dose única anual.
– Entre 6 meses e 8 anos, apenas na primeira vacinação, a criança deve tomar 2 doses do imunizante, com intervalo de 1 mês entre elas. A partir dos 9 anos, dose única anual.
– Em situação epidemiológica de risco, como surtos ou aumento da circulação do vírus influenza fora da temporada da gripe (outono e inverno), pode ser considerada uma segunda dose no mesmo ano para os seguintes grupos: idosos, imunodeprimidos e pacientes com doenças crônicas que prejudicam a resposta à vacina e aumentam as chances de quadros graves (diabéticos, pneumopatas, cardiopatas, entre outros). O intervalo em relação à dose anual é de três meses.
Possíveis reações
Em 15% a 20% dos vacinados pode ocorrer dor, vermelhidão e endurecimento no local da aplicação. Essas reações costumam ser leves e desaparecem em até 48 horas.
Também pode ocorrer febre, mal-estar e dor muscular (ocorre em apenas 1% a 2% dos vacinados). Têm início de seis a 12 horas após a vacinação e persistem por um a dois dias, sendo mais comuns na primeira vez em que tomam a vacina. Reações anafiláticas são raríssimas.